A Fábula do Sapo e do Escorpião...


A FÁBULA DO SAPO E DO ESCORPIÃO


Era uma vez um escorpião desejoso de praticar o bem. Como não era bem visto pela comunidade local, resolveu ir viver do outro lado do rio. Lá, poderia exercitar seu altruísmo sem desconfianças.

Mas ele não sabia nadar e precisava atravessar de uma margem para a outra. E sua espécie ainda não havia acumulado o conhecimento náutico suficiente para construir um barco viável para fazer a travessia.

Então resolve pedir carona nas costas de um sapo. Vai lá conversar com ele para expor seu pleito.

O sapo o ouve atentamente. Pensa que o escorpião o está confundindo com um burro e declara:

- Senhor escorpião, não posso dar-lhe carona em minhas costas porque durante a travessia o senhor vai me ferroar.

O escorpião, leitor assíduo de Aristóteles e de São Tomás de Aquino, replica imediatamente:

- Senhor sapo, eu jamais o ferroaria na travessia, pois ao fazê-lo, o senhor afundaria e eu morreria afogado.

Realmente, sapo não é burro, mas é batráquio.

Pois não é que o sapo acatou o arrazoado do escorpião, reviu sua opinião e resolveu dar a carona!

Porém, em dado momento da travessia, o sapo sentiu penetrar profundamente o agulhão em sua carne sapal.

E, já se debatendo, ainda teve tempo de perplexamente perguntar ao escorpião:

- Mas por quê?

E, antes da submersão, ouviu a seguinte resposta escorpiônica:

- É algo acima de mim, fora de meu controle, é de minha natureza!


Moral da Estória: Quem tem índole ruim, mais cedo ou mais tarde acaba mostrando o que realmente é, muito embora, algumas vezes encontramos alguns sapos com índole de escorpião.


Baseado em uma fábula de Esopo.

Comentários

  1. Nossa tadinho do sapo,mas isto é fato na vida real,infelizmente existe muiiiitos escorpiôes em nossa volta,e como diz o texto,muitos sapos com a índole de escorpião tb.Bjus

    ResponderExcluir
  2. Roniel,

    Essa fábula é sensacional mesmo meu amigo.

    Confesso que não conhecia, mas ela veio no momento exato, pois vivemos cercados por escorpiões e não nos damos conta disso, e acabamos por pensar que são nossos amigos.

    Ainda bem que eu descobri bem a tempo que tem sapo com índole de escorpião, e desse eu quero distância.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. Roniel, boa tarde!

    Excelente historinha, não lembrava direito dela, já conhecia de longa data.
    Me intriga quando isso ocorre na prática.

    A Bíblia diz: "maldito o homem que confia no homem".

    Na verdade devemos confiar, mas também acrescenta: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" Mateus 10:16

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Roniel ,
    Uma fábula tão atual nos nosso dias não é.
    Um alerta para ficarmos a tento a natureza das pessoas
    Bom Domingo

    ResponderExcluir
  5. linda fábula amigo.
    e serviu de alerta mesmo.
    tem muito Gargamel por aí com índole de escorpião.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho estudado as Fabulas de Esopo com minha filha, este ano ela já leu cerca de 15. Todas tem como finalidade passar um ensinamento.

    Realmente, desde quando criada até os dias atuais, parte da raça humana não é confiável tal como um escorpião.

    ResponderExcluir
  7. Bem, Roniel,

    Discordando um pouco da Simone, tenho que dizer que não como o escorpiaõ que a maior parte da humanidade não seja confiável.

    E não é porque eu tenha comigo o arquétipo pessoal de Escorpião, não mesmo!!

    O sapo disse ao escorpião que não era burro. Mas, a primeira coisa que o sapo pensou é que não queria passar por burro. No fim das contas, estava suscetível a isso. Estava suscetível a deixar de agir como um sapo prudente e agir como um burro, e esse era o medo dele, uma possibilidade real.

    É tanto da natureza de alguém que esteja acostumado (condicionado, inclinado, etc.) a enganar, tender a enganar, como da natureza de outro deixar de seguir sua intuição (ou instinto) e ser vitimado pela astúcia do outro.

    Se existem os que enganam, há os que tendem a ser enganados. Há os que se enganam, engando, como os que não confiam em si mesmos, confiando em outros.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  8. Como podemos dizer que o escorpião não é confiavel se sabemos que ele irpa nos atingir?
    tenho mais medo dos que se escondem e nunca sabemos do que são capazes
    Boa semana
    meu carinho

    ResponderExcluir
  9. Roniel, meu amigo!
    Para mim essa é uma das melhores fábulas! POrque ela trata de algo óbvio, mas não admitido ou enxergado com clareza por nós: o instinto...a natureza! Lembro que quando teve aquele lamentável incidente com a Orca e a treinadora, comentei aqui em casa que não adianta o ser humano tentar lutar contra ou "domesticar" o que ele guarda dentro de si. Represar a sua natureza e instinto, uma hora eles se declaram mais fortes e poderosos!
    Grande abraço, meu amigo!
    Show esse post!
    Jackie

    ResponderExcluir
  10. Amigo Roniel,

    As palavras da amiga Rosana falaram tudo.

    Parabéns pelo post.

    abraço!

    ResponderExcluir
  11. Mais uma fábula de grande valor caro amigo. Devemos ter muito cuidado, pois quem tem índole ruim, jamais mudará. A cautela é um grande aliado que devemos carregar conosco sempre. Beijos. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentem Que Eu Respondo

Postagens mais visitadas deste blog

O Rato e o Elefante

A Raposa e a Cegonha...

A Fábula do Carregador de Água na Índia...