A Queixa do Pavão

A Queixa do Pavão

O pavão dirigiu-se à deusa Juno para reclamar da voz que possuía. Alegava o pássaro que apesar do seu grande desejo de cantar louvores à divindade, por quem nutria respeito e devoção, não se animava a fazê-lo porque sabia que o som saído de sua garganta, ao invés de suave e melodioso, estrondava pelas cercanias de onde se encontrava como se fossem gritos agourentos, mais incomodando que agradando a quem o ouvisse. E reforçava sua contrariedade apontando um exemplo à rainha dos céus e da luz:
Veja o rouxinol, deusa onipotente, uma ave cujo tamanho e cor são absolutamente inexpressivos, mas que quando abre o bico encanta o mundo com a música que entoa. Enquanto eu...
Juno não gostou do que ouviu, e por isso retrucou furiosa:

- Ora, ora, invejoso ignorante! Então é isso? Queres para ti a voz do pequeno rouxinol? Por quê? Não te satisfaz a maravilhosa cauda que possuis, que se abre em leque esplendoroso como nenhum outro pássaro consegue fazer, encantando a todos com suas cores e seus desenhos que mais parecem os olhos deslumbrantes da natureza a observar os arredores? O brilho fulgurante das penas que cobrem teu peito também não é bastante? Tua figura majestosa agrada e deleita a quantos a vejam, mas isso não é suficiente para satisfazer a vaidade que pareces guardar dentro de ti em proporção maior que o bom senso? Lembra-te, infeliz cobiçoso, de que a Natureza repartiu os seus dons com tudo e com todos, e por isso, como cada um ganhou o seu, a satisfação se tornou geral. Por essa razão te darei a voz de Filomela, o rouxinol, se tornares a me pedi-la, mas em compensação te tirarei as plumas.
Diante das condições impostas pela deusa Juno, o pavão não quis efetuar a troca, e por isso nunca mais tocou no assunto.
Moral da Estória: Faz parte do nosso instinto invejar e desejar o que os outros têm, desde que, para tanto, não tenhamos que perder o que é nosso.

Baseado em uma Fábula de Leonardo da Vinci - Fernando Kitzinger Dannemann

Postagens mais visitadas deste blog

O Rato e o Elefante

A Raposa e a Cegonha...

A Fábula do Carregador de Água na Índia...