sábado, 26 de junho de 2010

O Leão e o Rato...

O LEÃO E O RATO

O leão dormia sossegado quando foi acordado por um rato que passou correndo sobre seu rosto. Irritado por ter sido despertado daquela maneira, o rei dos animais levantou-se rapidamente e dando um salto ágil capturou o roedor atrevido, disposto a matá-lo. Mas este suplicou:

- Se o senhor poupar minha vida, senhor leão, tenho certeza de que poderei retribuir a sua bondade.

Ao ouvir essa afirmativa o leão não se conteve e deu uma gargalhada de desprezo, mas mesmo assim soltou sua pequenina presa. Acontece que poucos dias depois ele foi capturado por alguns caçadores que o amarraram com cordas grossas, deitaram-no no chão e depois se afastaram à procura de outros animais. Porém, o rato ouviu e reconheceu o rugido furioso do leão, e por isso aproximou-se dele, percebeu o que lhe tinha acontecido, roeu as cordas que o prendiam e o libertou. Mas lhe disse, quando o viu afastar-se:

- O senhor achou que eu jamais seria capaz de ajudá-lo, e por isso nunca esperou receber de mim qualquer compensação pelo fato de ter poupado a minha vida. Mas descobriu agora que essa idéia não é ridícula, pois até mesmo um rato inofensivo pode prestar grande favor a um poderoso leão.



Moral da Estória:

Ninguém deve esquecer que os pequenos amigos podem se transformar em grandes aliados.
Baseado no livro Fábulas de Esopo - Fernando Kitzinger Dannemann

Share/Save/Bookmark

13 comentários:

LISON COSTA disse...

Que Post Fantástico!
Amigo RONIEL:
Mais uma fábula riquíssima em ensinamentos!
Não se deve julgar os favores pela força e beleza do benfeitor ou malfeitor. Nenhuma amabilidade é em vão.
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.

Rosana Madjarof disse...

Roniel,

Essa fábula é magnifíca meu amigo!

Não podemos julgar as pessoas pelo seu tamanho, ou pelas suas posses, pois essas mesmas pessoas que julgamos, poderão ser as nossas maiores amigas, e nos momentos em que mais necessitarmos de ajuda.

Adorei!

Bjs.

Rosana.

Cubo Mágico disse...

Eu já conhecia esta fábula meu amigo roniel.

Tudo neste mundo é preciso, basta é saber dar utilidade na hora e sitio certo.

Com esta frase ainda me lembrei de uma frase que tenho na minha apresentação: "Por fora o menino que muitos julgam... Por dentro o homem que ninguém conhece!!!".. Nem só das aparência se faz uma pessoa.

Abraço

Fernandez disse...

Fábula muito bacana amigo Roniel!
Certamente todo ato de amizade rende apoio em horas difíceis. E não devemos fazer nossas amizades baseado na percepção de que este ou aquele será mais fortes ou mais fracos.
Forte abraço, Fernandez.

Yolanda Hollaender disse...

Sempre aprendemos com as fábulas, amigo Roniel.
Parabéns pelo blog.
Meu afetuoso abraço,
Yolanda

Carol Malvada disse...

Muito linda esta fábula, parabéns pela escolha!

Bjo da Malvada

Marcos Vinicius disse...

Ola, meu amigo Roni, depois que li essa reflexão, fiquei sem palavras e algumas pessoas do meu trabalho precisam ler essa fábula porque gostam de ser tipo "nariz empinado" criticando outras pessoas que são do bem.

Muito legal mesmo e vou passar a seguir seu blog.

Um abração!!

Mari Costa disse...

Oi Roni
Ai que lindo, vou pegar algumas fabulas e colocar nas dinamicas de grupo la do meu trabalho,para ver como os candidatos se saem quando eu ler essas fabulas, pois, cada uma tem um significado importantissimo para nossa evolução e faz a gente refletir que os melhores perfumes estão nos pequenos frascos, nao podemos menosprezar ninguem, independente do tamanho, da força, da cor, pois somos todos iguais e unidos num só ideal.
Bjs no coração

Jackie Freitas disse...

Olá amigo Roniel!
Essa fábula apresenta uma grande lição mesmo! Ninguém é maior ou menor aos olhos de Deus e a vida nos ensina que muitas vezes são nas pequenas coisas que encontramos grandes gratificações. Conheço pessoas que foram salvas de sua soberba e arrogância por atos de pequenos desconhecidos, que sempre estiveram perto, porém nunca notados. Isso mostra que ser "pequeno" ou "grande" está na forma de enxergar a vida de cada um, não é?
Grande beijo,
Jackie

Carolbio disse...

Oi Ronei..
Obrigada por comentar e me seguir la no http://poderiaserperfeito.blogspot.com..
adorei teu blog
mto linda a fábula.. e verdadeira tbm

bjo

Calebe disse...

Olá Roniel,
Não conseguimos perceber os valores de cada pessoa apenas observando com esses olhos carnais.
Conhecer alguém é trabalho para tempo, sendo assim pelos frutos conhecemos a árvore. Vale lembrar que não podemos esquecer de se preparar para o futuro ainda que o presente esteja tudo bem. Ainda que "reis" podemos encontrar "caçadores" perigosos, e nessas horas os amigos que conquistamos ao longo do caminho serão nossos aliados.
grande abraço

Topmaiz disse...

Roniel,

Gostei da fábula, parabéns por mais essa excelente postagem.

abraço!

Eninha A. Campos disse...

Olá Roniel ,

Pois esta é uma grande verdade . Não podemos subestimar ninguém...
Um abraço
Eninha

Postar um comentário

Comentem Que Eu Respondo

Related Posts with Thumbnails