As Árvores e o Machado...

AS ÁRVORES E O MACHADO

Um homem foi à floresta e pediu às árvores que lhe dessem um cabo para o seu machado, alegando que precisava dele para sustentar a sua numerosa família. Considerando o sentido social e humanitário que aparentemente estava por trás daquela solicitação, o conselho das árvores mais velhas se reuniu, colocou o assunto em discussão, e ao final do encontro concordou com o que o lenhador desejava, dando a ele uma árvore jovem, ainda, para que com ela o solicitante pudesse preparar a peça de que necessitava para guarnecer o seu instrumento de trabalho.

De posse da autorização o homem não perdeu tempo e tratou de entrar em ação imediatamente: para começar, ele cortou a arvorezinha que as árvores mais velhas lhe haviam dado e fez com ela o cabo de que precisava, colocando-o em seu machado; em seguida, passou a usá-lo numa faina incessante, derrubando em pouco tempo, com seus golpes potentes e certeiros, um bom número das mais nobres, das maiores e das mais antigas árvores da mata.

Em razão disso, enquanto aumentava rapidamente na floresta a destruição provocada pelo incansável e insaciável lenhador, também crescia, na mesma proporção, a lamentação das árvores mais velhas, que a tudo assistiam sem nada poder fazer. Até que um majestoso jacarandá quase centenário, disse inconformado a um pé de cedro da mesma idade, que vivia a seu lado:

- Nossa decisão imprevidente trouxe a perdição para todas as árvores aqui da floresta. Se ao contrário do que fizemos, tivéssemos respeitado os direitos daquela árvore ainda tão nova, poderíamos ter resguardado o privilégio de continuarmos a viver por muitos e muitos anos.


Moral da Estória:

Aquele que discrimina ou menospreza o seu semelhante, não poderá reclamar se alguém, algum dia, fizer a mesma coisa com ele, ou seja, quem trai os amigos pode estar cavando a própria cova.

Baseado no livro Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas

Comentários

  1. Roniel,

    Essa fábula é uma preciosidade mesmo.

    Não devemos julgar para não sermos julgados, e nem discriminar nossos semelhantes, pois todos nós somos iguais aos olhos do Criador.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Roni ,
    mais uma fábula sensacional que nos faz refletir ,
    e buscar um grande ensinamento .
    Seu blog tornou-se um acervo de sabedoria .

    Estou te seguindo .
    abs

    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Olá Roniel,

    Quem pensa de maneira restrita e sem abrangência, acaba sempre por causando muito mais estragos e desavenças que se olhasse tudo ao seu redor..

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem bonita fábula, é para parar e pensar.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Roniel "quem trai os amigos pode estar cavando a própria cova." assino embaixo
    abçs

    ResponderExcluir
  6. SAUDAÇÕES!
    AMIGO RONIEL, essa fábula é absolutamente magnífica, quem trai aos amigos e demais companheiros sem se dar conta está carregando nos ombros uma pá e uma enxada para fazer o próprio enterro!
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  7. Roni, essa fábula é uma lição e tanto. Devemos preservar nossas amizades com lisura, sem fingimentos e sem traições. Muito lindo. Beijos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Vou contar-lhe algo, eu tinha um amigo que gostava de se passar por Judas. Duas vezes me traiu a confiança, sendo que na ultima fazendo mal ao futuro de minha filha. Quem sofreu a consequencia, logo em seguida, foi a mulher dele que tambem não é flor que se cheira. Quando minha filha me contou do acidente dela, imediatamente me veio na cabeça o que os dois fizeram de mau para o futuro de minha filha. Ou seja, aqui se faz aqui se paga e fica nas mãos de Deus a sentença.

    ResponderExcluir
  9. Olá querido amigo Roniel,

    Parabéns pela excelente fábula que publicou, presenteando-nos com ensinamento rico em sabedoria para fazer nossa alma refletir sobre a amizade.

    Se houver amor, companheirismo, respeito e solidariedade a traição não encontrará guarida.

    Gostei muito.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  10. Olá Roniel!
    Parabéns por mais essa fábula que nos traz como reflexão valores profundos.
    Grande abraço,
    Jackie

    ResponderExcluir
  11. Oi amigão.
    É a mais absoluta verdade o moral da fábula.
    Gostei.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Realmente a coisa é triste, as vezes até sem querer acabamos discrimando os nossos semelhantes e alguns assim não tão semelhantes.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo seu post As Árvores e o Machado pois tem uma: Moral da Estória:

    Aquele que discrimina ou menospreza o seu semelhante, não poderá reclamar se alguém, algum dia, fizer a mesma coisa com ele, ou seja, quem trai os amigos pode estar cavando a própria cova.

    Eu Gostei pois deve servi de alerta para muitos nestes últimos corridos portanto referencie a fim de lhe dar os meus sinceros parabéns por nos trazer importante tema que nos induz a uma reflexão profunda no nosso dia a dia e que Deus permita que nunca venhamos trair aqueles que realmente são nossos Grandes Amigos. Valeu pela qualidade da Matéria editada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentem Que Eu Respondo

Postagens mais visitadas deste blog

O Rato e o Elefante

A Raposa e a Cegonha...

A Fábula do Carregador de Água na Índia...